Os óleos essenciais são substâncias químicas extraídas de plantas aromáticas e possuem princípios ativos com propriedades terapêuticas.
Existem milhares de plantas aromáticas espalhadas pelo Mundo e temos como exemplo a Lavanda, a Cebola, o Alho, o Alecrim, o Manjericão, o Cravo, a Canela e tantas outras.
O óleo essencial é um princípio ativo natural, que se forma na planta por diversas
razões, principalmente por razões metabólicas ligadas a reprodução e proteção do vegetal.
As flores difundem os óleos essenciais no ambiente para atrair insetos polinizadores.
Óleos essenciais produzidos em folhas filtram raios solares e protegem do frio uma vez que óleo não congela.
O gengibre, por exemplo, produz óleo na raiz para se auto conservar embaixo da terra.
Os frutos cítricos também produzem óleos essenciais nas cascas para se proteger e evitar a decomposição precoce.
Óleos Essenciais são extremamente delicados e ao mesmo tempo complexos na sua composição química e para se obter um óleo de alta qualidade deve-se ter controle desde o cultivo da planta até a comercialização.
Gotas da Natureza
É comum chamar os Óleos Essenciais de gotas da natureza pois são substâncias extremamente concentradas que, na maioria das vezes, são usadas apenas algumas gotas para se obter o efeito desejado. Para se ter uma ideia são necessários 1 kg de folhas e botões do Cravo para se obter apenas 15g do óleo essencial.
Para obtermos todos os benefícios que os Óleos Essenciais possuem temos que conhece-los na sua totalidade buscando informações sobre a suas propriedades e benefícios, por exemplo, o Óleo Essencial de Lavanda é utilizado para melhorar a insônia, dores de cabeça, acalmar queimaduras de pele, cólicas menstruais e também ajuda a controlar a ansiedade, stress, promove a harmonização do ambiente após eventos tumultuados, brigas e discussões entre tantos outros efeitos.
Efeitos comprovados
Se você sentir o aroma do óleo essencial ele vai trabalhar de forma emocional aliviando uma insônia, um medo, uma insegurança e se aplicar o óleo essencial através de uma massagem pode-se ter benefícios no alívio de dores musculares, dermatites e outros efeitos.
Estes efeitos são comprovados cientificamente através de 2 ciências: A Osmologia e a Farmacognosia.
Osmologia é a ciência que estuda os odores e todos os seus efeitos psicológicos e a Farmacognosia que estuda os efeitos farmacológicos no organismo das substâncias químicas presentes nos óleos essenciais.
Poder em suas mãos
Óleos Essenciais são poderosos e se tivermos o conhecimento do efeito do óleo, da dose que deve ser usada e qual técnica de aplicação a ser utilizada podemos obter diversas aplicações, benefícios e equilíbrios no dia a dia como uma dor no pé após um dia cansativo de trabalho, uma noite de insônia por preocupações, problemas digestivos pontuais e tantos outros problemas que podem ser recuperados de forma rápida e segura. 4